Postado em 31 de Julho às 17h16

Como fazer hambúrguer caseiro

Receitas (5)
Casa de Carnes Chapecó O grande segredo de um bom hambúrguer caseiro está na escolha da carne certa e percentual de gordura adequado, para dar suculência e sabor. Você também não precisa utilizar ovos...

O grande segredo de um bom hambúrguer caseiro está na escolha da carne certa e percentual de gordura adequado, para dar suculência e sabor.

Você também não precisa utilizar ovos e muito menos farinha para dar liga no seu hambúrguer, a dica é misturar bastante e deixar a carne bem homogênea antes de preparar.

Melhor carne para hambúrguer caseiro

A grande dica na escolha da carne para o seu hambúrguer caseiro está em misturar carne magra e de boa qualidade, como o patinho por exemplo, com carne mais gorda, como pescoço ou peito de boi.

Você também pode optar por moer um pouco de bacon junto da carne mais magra, o ideal é que no final você tenha uma média 20% de gordura no total.

Uma outra excelente opção é utilizar uma peça de fraldinha (média de 1 kg) que tem uma proporção ideal de carne e gordura e o hambúrguer fica sensacional.

Não precisa se preocupar do seu hambúrguer caseiro ficar muito gorduroso, na hora do preparo essa gordura vai derreter e dar sabor e maciez na carne que faz toda a diferença.

Utilizar somente carne magra para o seu hambúrguer caseiro é uma opção, mas certamente terá com resultado uma carne muito mais seca e menos saborosa.

Ingredientes:

- Carne moída que você escolheu;
- Cebola (uma unidade);
- Alho, sal e pimenta do reino (a gosto);
- Molho inglês (pequena quantidade);
- Óleo de soja.

Modo de preparo:

- Corte a cebola em pedaços bem pequenos, o máximo que conseguir;
- Abra a sua carne moída e adicione sal, alho e pimenta do reino a gosto;
- Junte a cebola picada e o molho inglês;
- Coloque uma pequena quantidade de óleo;
- Misture tudo muito bem e deixe descansar;

Como citamos no início, a grande dica aqui é misturar muito bem os ingredientes, para que fique bem homogêneo.

O tempo de descanso, cerca de 10 minutos, serve para que a carne junte os temperos e fique mais firme, facilitando até para fazer o formato desejado.

A pequena quantidade de óleo adicionada serve para lubrificar e untar a carne.

Se você escolher grelhar o hambúrguer na frigideira você não deve colocar óleo (para evitar fumaça), essa pequena quantidade que colocamos somado a gordura da carne será o suficiente para o preparo e sem fazer fumaça na sua cozinha.

Tamanho e peso ideal do hambúrguer

Se você vai preparar na frigideira, o ideal é que o seu hambúrguer caseiro tenha entre 120 e 180 gramas no máximo, para não queimar antes de ficar no ponto por dentro.

Na churrasqueira, como veremos logo abaixo, você fica um pouco mais livre, pode preparar um hambúrguer mais alto e com mais carne.

Como fazer hambúrguer caseiro na churrasqueira

Bom, o assunto aqui é churrasco, o modo de preparo fica a seu critério, mas fica excelente o hambúrguer caseiro feito na churrasqueira, muito suculento e saboroso.

Pra fazer na churrasqueira você pode se permitir um hambúrguer mais alto e utilizando uma carne como um pouco mais de gordura, já que não terá problemas com fumaça.

O preparo não tem segredo, braseiro bem quente (sem labaredas), 3 a 5 minutos de cada lado e pronto, é só comer ou montar o seu sanduíche.


Fonte: Guia do Churrasco

Veja também

ESCALOPES DE PICANHA GRELHADOS18/07 Um prato muito rápido de se preparar e que certamente vai bem com o acompanhamento que você preferir. Ingredientes: • Uma picanha para você cortar quantos bifes quiser. Importante cortar bifes finíssimos. • 1/2 colher de cafezinho de sal para cada bife. Modo de preparar: • Corte a picanha em fatias finíssimas. Esfregue em cada uma delas 1/2 colher de......
Chapecó conquista etapa estadual do Prêmio MPE Brasil 201220/02/17 Reconhecimento é concedido pelo Sebrae às MPEs que se destacam em competitividade, produtividade e gestão A empresa mutuense Casa de Carnes e Refeições Chapecó conquistou em 2012 a etapa estadual do MPE Brasil......

Voltar para Blog